Hambúrguer Sem Carne a Sustentabilidade do meio ambiente

Já faz um tempo que estamos vendo várias iniciativas para produzir produtos que imitam a carne bicho, porém que são feitos de vegetalidade. Nos EUA, Impossible Foods Beyond Meat já estão em grandes redes, como Burger King KFC. No Brasil, também há opções do próprio Burger King (conformado pela Marfrig), Bob’s, Seara Rancho Porvir, começo-up de foodtech que faz o Porvir Burger.

O Horizonte Burger ganhou uma nova versão. Ela substituirá a primeira versão.

Menos adiposidade, menos sódio, mais fibras

O que a nova versão possui de dissemelhante? A Quinta Horizonte diga que é mais saudável, porque possui 11% menos calorias, 23% menos carboidratos, 13% menos gorduras, 6% menos sódio 32% mas fibras. Empresa diga também que fez um hambúrguer mas saboroso, por ser mas “carnudo” (nas palavras dela), mas suculento, com mas sabor de bife menos palato de defumado.

A secção de ser mas saudável é ótima, porém, como dissemos proximamente, esse não é objetivo desses hambúrgueres vegetalidade. A aposta dessas empresas é que as pessoas vão desejar ingerir menos carne por consciência ambiental, dado que a pecuária agride bastante o meio. Daí a teoria de fazer um hambúrguer correspondente com o de carne (que também não é saudável) para quem não almeja uma alteração radical, porém procura um mais ecologicamente certo. Apesar disso, tem uma crença de que em qualquer instante a de carne de boi ou animal deve permanecer mas saudavel, aí essas empresas estarão preparadas para conceder provisões substitutos de origem vegetal.

Mais saboroso

Não sou vegetariano, porém também não sou tão adepto de carne de forma. Como músculos nos lugares não possui muita opção, porém acabo fazendo pratos vegetarianos dá vontade — em restaurantes árabes ou naquele popular fast-food de massas que possui em todo shopping center, por ex.

Nos meus tempos de faculdade, também comia com alguma regularidade a proteína vegetal texturizada de soja nos restaurantes universitários. Também já experimentei poucos hambúrgueres vegetarianos mas antigos, que usavam grãos beterraba, outros mas recentes, como o do Bob’s, que tenta imitar mesocarpo. Não virei admirador em nenhum dos 2 casos, porém gostei do que provei.

Eu experimentei o hambúrguer em 2 sanduíches diferentes. Garanto que foi tudo pelo responsabilidade jornalístico, a ver com gula. Dito tudo isso, devo expressar que o tal do novo hamburguer é bom, acesse este site: https://www.hamburguergourmet.org e veja como fazer deliciosos Hambúrguer caseiros

Um dos sanduíches tinha cebola caramelizada, atado barbecue cheddar; o outro, alface, tomate, maionese, cebola queijo prato. Nos 2 casos, gostei do resultado final.

Ainda não é igual a um hambúrguer de músculos

O Porvir Burger 2.0, porém, não é uma reprodução exata do hambúrguer animal.

Este ainda possui uma diferença considerável de textura — é menos consistente, basta pegar um migalha com os dedos para ver como este desmancha muito mas simples do que uma carne.

Este é úmido, porém não nem mais nem menos suculento, parecido que falta obesidade acolá. Não provei a versão 1.0 para ser capaz confrontar, porém ainda achei que há sabor de defumação.

Uma reclamação que constava no tela do feedback, que a Rancho Porvir disponibilizou para seus convidados sugerirem melhorias para a futura versão 3.0, também reclamava do paladar salso demais. Na hora, eu não senti, porém concordo com quem falou que o firmamento da boca estaca “picando” por um tempo depois, tal e como se você tivesse gasto salgadinho com sabor sintético.

Também, senti que este “pesa” menos que um hambúrguer de carne. Não resta aquela sensação de estar com o estômago engordurado, aquele enjoo. Nada obstante, aguenta muito dá para permanecer saciado.

Meu veredito é aquilo que eu diz lá em cima: em um sanduíche com outros ingredientes, este para bom, não é uma diferença tão gritante deste modo para um hambúrguer. (clique aqui para saber como fazer um delicioso hambúrguer) Para perceber tudo isso, só cortando o hambúrguer dos outros recheios.

Os impactos dos alimentos para o meio ambiente

O Meio Ambiente Pede Socorro, Mas pouco esta sendo feito!